quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O poder devastador das palavras

Certas pessoas possuem o dom de destruir o dia de qualquer um. Basta que abram a boca e emitam suas sinceras (?) opiniões. É o poder devastador das palavras, que se usadas irresponsavelmente, podem magoar e ferir.
"Não há coisa que requeira mais cuidado que dizer a verdade... Tão necessário é saber dizê-la como saber silenciá-la." (Baltazar Gracicin Y Moralis)
Foi o que aconteceu comigo ontem. Logo cedo, fui devastada por comentários absolutamente infelizes de um colega, atirando na minha cara toda a cruel realidade de minha condição profissional e, pior, havia plateia para assistir ao humilhante espetáculo. O que dizer numa hora dessas?
Perdi o chão e me senti como se tivessem atirado uma pá de cal sobre mim - o debilitado ânimo restante sucumbiu de vez - mas não tive forças para retrucá-lo ou sequer dizer algo em minha defesa. Simplesmente emudeci.

E agora, relembrando o ocorrido, é impossível descrever meu estado de espírito, porque ontem, definitivamente, não foi um bom dia. Aliás, o dia começou mal na tarde anterior, quando soube que minha mãe deverá fazer uma cirurgia para tentar restaurar um nervo no dedo, após sofrer um corte profundo há quase um mês. A notícia causou-me um surto de irritação, indignação e inconformismo, mas não pretendo reviver isso.
Por enquanto, preciso tomar algumas decisões drásticas para redesenhar a minha vida. Afinal, não é possível alcançar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas de sempre.

É pra frente que se anda!