quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Big Babaca Brasil

Tenho me esforçado para permanecer distante da incrível atração global chamada "BBB", um programa que deveria ter saído do ar há muito tempo.

Confesso já ter acompanhado algumas edições do programa, quando os participantes ainda tinham um mínimo de decência e não eram escolhidos pelos perfis escandalosos e pela disposição a baixarias.

Na noite de estreia da 12ª edição, enquanto aguardava o início da minissérie sobre a Dercy - esta sim, personagem cuja história vale a pena conhecer - apesar de meus apelos, meu marido assistia à ridícula entrada dos participantes na "casa mais vigiada do país". Por alguns minutos, detive-me em frente à TV, no momento em que um Pedro Bial caricato reverenciava homens e mulheres sem nenhum conteúdo. Eram os "heróis", os "tripulantes da nave louca chamada BBB" e outras asneiras mais. A produção do programa se superou ao usar recursos visuais enquanto os BBB´s expunham-se em performances que mais pareciam cenas de filme B (ou C, ou D...).


Homens e mulheres extrapolando nas babaquices, querendo demonstrar qualidades que não possuem, com seus corpos bombados e tatuados, uma explosão de bundas e peitos siliconados. E o Bial? Um jornalista pelo qual eu tinha profunda admiração, uma pessoa culta e esclarecida, prestando-se àquele tipo de papel. Sinceramente, o cara mais parecia um mico de circo. Seus comentários infelizes, sua impaciência com a produção, suas improvisações sem sentido, transformaram-no em um apresentador amador, figura muito distante do correspondente internacional de outrora, testemunha de fatos mundiais históricos, como a Guerra do Golfo, por exemplo.

Tudo igual. A euforia, os diálogos sem conteúdo, a exaltação à beleza física, pura e simplesmente. Impensável perder meu precioso tempo com uma coisa assim.

Mas esta semana, a polêmica envolvendo dois participantes do programa teve uma grandiosa repercussão em todos os veículos de comunicação e - pasmem - envolveu o Ministério Público, Polícia Civil e agora, até o Ministério das Comunicações!

Não pretendo aqui relatar os fatos, até porque estes já foram inúmeras vezes registrados e reproduzidos no YouTube, nas emissoras concorrentes da Rede Globo e em todas as redes sociais. Também não tenho condições de julgar se houve ou não houve estupro, mas me permito opiniar sobre o assunto como telespectadora e como cidadã.

Em primeiro lugar, em outras edições também ocorreram cenas de sexo, que também foram polemizadas pela sociedade. Mas agora o poder de propagação das redes sociais é muito maior e qualquer acontecimento é disseminado como um vírus à velocidade da luz e a opinião pública pode ser manifestada instantaneamente. E o povo, que adora cuidar da vida alheia, sente-se na obrigação de tomar partido, exigindo justiça.

Em segundo lugar, na minha opinião, a moça, supostamente "vítima" do "comportamento inadequado" do rapaz, também deveria ser expulsa do programa. Porque quem está na chuva pretende mesmo se molhar. Não assisti ao programa, não vi as cenas da festa, mas pelo pouco que assisti desta edição, pude notar que as mulheres estão mais despudoradas do que nunca. Ficam se expondo em biquinis fios dentais minúsculos, "pagando peitinho" toda hora e mais parecem minhocas rebolantes o tempo todo. A moça já havia se esfregado com deus e todo mundo na festa, em performances dignas de um clube de strip-tease. Então, não me venham dizer que ela não se predispôs ao ato sexual! Todo o seu comportamento pregresso demonstra claramente suas intenções - aparecer a qualquer custo no programa - e usou suas melhores armas para isso.

É absolutamente compreensível que a libido masculina se manifeste em situações assim, afinal, os homens em geral agem por instinto, como animais mesmo. A pobre vítima, ainda por cima, meteu o pé na jaca tomando todas, embriagando-se a ponto de não saber o que estava fazendo. Por favor, não entendam meus comentários como uma atitude machista; apenas defendo que todas as pessoas devem arcar com as consequências de seus atos, estando sob o efeito do álcool ou não. Não estou eximindo o rapaz de culpa, afinal, todas as evidências depoem contra ele. Por isso, até o total esclarecimento dos fatos, ambos deveriam ser retirados do programa.

Diante de tudo isso, pressupõe-se que a Rede Globo atingiu o objetivo de "ressuscitar" o programa, cujo desempenho no IBOPE estava muito aquém do esperado. Agora o BBB está realmente "bombando" e todos aguardam o desfecho desta história. Quanto aos protagonistas do bizarro acontecimento, também terão seus minutos de fama, até que outros os superem nos escândalos.

Como mulher, me sinto envergonhada com tudo isso. Assistir a uma mulher rebaixar-se a tal ponto para ficar famosa é, no mínimo, constrangedor. Como cidadã, me sinto indignada, porque as autoridades competentes (leia-se Ministério Público, Polícia Civil e etc.), deveriam cumprir suas funções na sociedade com a mesma eficiência demonstrada neste episódio. Porque enquanto perdem tempo com esse tipo de encenação estratégica para garantir pontos no IBOPE, no mundo real pessoas comuns sofrem todo tipo de abuso e violação de seus direitos sem que nada seja feito para punir criminosos de verdade.

Enfim, penso que os valores estão mesmo distorcidos e a sociedade deveria se mobilizar com toda fúria, mas em prol de causas mais nobres. Deixemos que o poderoso Big Boss Boni cuide dos seus "herois".